Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DOMINANDO A ANSIEDADE: Não entre em Pânico...



  “Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo;
devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar”

                                                                           (Max Lucado)

E você, tem estado ansioso? Por quê? Pelo quê? Para quê?

Ansiedade, sentimento psicológico permeado por intensa impaciência e sensação de perigo eminente, tensão crescente e antevisão de angústia catastrófica.

É uma sofreguidão que invade a alma, sugerindo ameaças reais ou imaginárias.

A ansiedade prefigura a antecipação do carrasco, na execução da sentença de morte.

São respostas fisiológicas aprendidas em situações adversas e que se generalizam e promovem verdadeiros festivais de agitação psicomotoras, metabólicas e emocionais, desencadeando tremores, sudorese, taquicardia, falta de ar, náuseas, urgências vesicais e esficterianas, calafrios, ondas de calor, pensamentos recorrentes de ruína, perda de controle, sensações de despersonalização entre outras.

Essa ansiedade poderá tornar-se generalizada devido às frequentes sensações de desespero e aflição a que o indivíduo sente-se submetido, sendo possível o desencadeamento de fobias que podem culminar no desabrochar da Síndrome do Pânico.

Ansiedade constante é um alerta que pode disparar o gatilho para transtornos patológicos de distorções perceptivas.

Uma mente perturbada por tensões diárias, que ameaçam e desafiam os processos de desempenho emocional e comportamental, minam a resistência do psiquismo, promovendo um enviezamento perceptual.

O cérebro interpreta a ansiedade através de estados neuroquímicos, criando um “estado de ser” com respostas fisiológicas e psíquicas desfavoráveis, e ao longo do tempo, teremos um ciclo de feedback entre cérebro e corpo, totalmente disfuncional, devido a intensa carga ansiógena, desencadeada por estímulos  aversivos para o indivíduo.

Ansiedade em doses cavalares, gera experiências estressantes e desorganizam a bioquímica cerebral, que por sua vez, desestrutura o psiquismo e o organismo da pessoa.

Torna-se um círculo vicioso: ansiedade generalizada, elevação do nível de alerta com predomínio de emoções negativas, que promovem atalhos neuronais, fazendo com que o circuito límbico, especificamente a amígdala, fique em sentinela e apodere-se do controle do cérebro, mesmo que momentaneamente, através dos órgãos dos sentidos (visão, audição, tato), de forma distorcida.

O atalho neuronal, de certa forma impede ou atrasa os processos racionais do pensamento, invadindo o cérebro com sinais sensoriais, exaurindo o organismo pelo esforço intenso de alerta e defesa antecipatória.

Nesse caso é necessária uma nova reestruturação cognitiva, aprendizagem de novos comportamentos e enfrentamentos.
Vivemos em um mundo habitado por pessoas hiperansiosas: fobias, compulsões, síndrome do pânico e transtornos comportamentais diversos.

Hoje, desejo alimentar o seu espírito com uma mensagem de vida, renovação, confiança, fé e mudança de mentalidade.

A  maioria dos cristãos conhecem o Salmo: 23  (O Senhor é o meu pastor). Você conhece? Então... caminhe comigo, passo a passo, atentamente, meditando e deixando sua mente aprofundar-se e apropriar-se das verdades, promessas e significado desse maravilhoso Salmo de Davi:

O SENHOR É O MEU PASTOR;  NADA ME FALTARÁ

Imagine-se como uma ovelha, sendo   guiada pelas mãos amorosas de um pastor, que te conduz seguro, providenciando todo o tipo de provisão necessária à sua jornada nessa terra, suprindo-o de tudo o que você necessita.

Você acha isso possível? O que te falta? Alegria? Paz? Saúde? Esperança? Provisão financeira? Amor? Qual é a sua maior demanda? Ansiedade constante?

ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES

A vida da maioria das pessoas é como uma enorme roda gigante, subindo ou descendo vertiginosamente. Como é o movimento de seus dias? Rápidos e fugazes? Tediosos? 
Cansativos?  Áridos? Você corre contra o tempo? 

Aquiete sua alma e deixe-se guiar pelo doce amor de Deus...
Acalme a tormenta do seu coração, alivie toda tensão provocada pela ansiedade e agitação. Por que corres tanto?

O que buscas? Do que tens medo? Está navegando em águas profundas ou caminhando entre montanhas e vales?

Limites e fraquezas? Qual é o fardo que carregas? Insônia? Angústia? Solidão?  Luto?  Culpa?  Desprezo?  Desânimo?

Tensões interiores descontroladas minam nossa energia física, emocional e espiritual.

Deixe-se conduzir pelo bom pastor, Jesus, e repouse em paz.

Preserve sua saúde mental, alimentando a sua fé, através da oração e meditação da Palavra de Deus.

LEVA-ME PARA JUNTO DAS ÁGUAS DE DESCANSO

A vida de muitos assemelha às catadupas de uma imensa cachoeira, que despenca suas águas num fragor ensurdecedor. Fortes correntezas te levam ao desespero?  Sede?  Que tipo de sede?  Insegurança?  Fraquezas?

Imagine-se num belo lago de águas límpidas, puras e abundantes e que podem refrescar seu corpo e revigorar a sua alma. Você está sendo conduzido em segurança. Está sendo capacitado para andar sobre as águas.

REFRIGERA-ME A ALMA

Refrigério nos fala de alívio, de conforto e consolação. Ressentimentos? Falta de perdão? Amargura? Feridas? Frustrações?  Qual é o seu clamor?

Nossas vidas necessitam de restauração, ânimo novo, alento e dependência do amor de Deus.

Reavive as brasas de sua fé, mude de mentalidade.

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA, POR AMOR DE SEU NOME

Não se perca de Deus. Decisões erradas? Escolhas infelizes? Dias sombrios? Perdido e desorientado? Falta de visão? Pobre, cego e nu? Pés tortos? Caminhos perigosos?  Deserto?  Precipício?  Vendavais?

Volte-se para Deus, Ele irá guiá-lo por onde andares.

Você ainda chegará à terra prometida... ande com Cristo.

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL NENHUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO

Mortes: física, emocional, espiritual?  Noites escuras? Pedras de tropeço?  Espinho na carne? Abismo de aflições? 

Qual é a sua dor? Momentos tenebrosos? Encarcerado e algemado?

Ore! Silencie também para ouvir de Deus, certamente  Ele irá falar-te. Não deixe sua mente divagar, leve todo pensamento cativo à obediência à Cristo.  Jesus, meu amigo!

Está no corredor da morte? Então, é para você mesmo, o milagre. Acredite!

Não temas, sinta a presença de Cristo em suas circunstâncias, ainda que elas sejam impossíveis e você o maior improvável.

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM

Você perdeu tudo? Está vulnerável e infeliz?

O pastor e o seu cajado vai protegê-lo, te dará a segurança que precisas. Deus é a sua urgência e emergência.

Ele é o poderoso Deus, o nosso castelo forte.

PREPARAS-ME UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS ADVERSÁRIOS

Você conhece seus inimigos?  Enfermidades?  Dores? Ciladas?  Pressões? Tentações?  Ervas  daninhas ou raposinhas?  Joio ou trigo?

O pastor de nossas almas nos conduz com poder e segurança à mesa do banquete real que nos preparou. A vitória é a nossa fé.


UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO; O MEU CÁLICE TRANSBORDA

Teremos inúmeras aflições: traições, sofrimentos, humilhações e perdas, são inevitáveis. Você se sente desanimado? Desgastado? Angustiado? Desesperado?

Deus cuida de você. Você é importante, ímpar, amado e abençoado. Acredita?

BONDADE E MISERICÓRDIA CERTAMENTE ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA

Você tem esperança?  Fé?

Existe um Deus amoroso, justo, bondoso e misericordioso.

Alimente sua alma com o óleo da alegria, que é o próprio SENHOR, Ele é a alegria de toda a terra, sabia?

Deixe-se guiar pela bondade e misericórdia de Deus.

HABITAREI NA CASA DO SENHOR PARA TODO O SEMPRE

Nada, absolutamente nada, se compara ao lar.

Onde você irá habitar na eternidade?

O Senhor é o meu pastor...



Deijone do Vale
Neuropsicóloga

3 comentários:

  1. Parabéns Dra. Deijone!!

    Este artigo nos leva a uma paz interior e alegria de espírito. Por mais que andemos ansiosos, o senhor cuida de nós. Ele só espera que confiemos Nele.

    < Mateus 6:25-34 >
    “Por isso vos digo: nao andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais do que elas? Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

    Nonato Beckman
    Sociólogo

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus é o melhor refrigério para nossas ansiedades cotidianas. Só Ele nos concede a verdadeira paz. Excelente artigo Dra. Deijone, pautada nas escrituras sagradas nos mostra como descansar no Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Querida Dê, Fantástico seu artigo!! Nos remete ao fundo de nossa alma, nos faz pensar e repensar o quanto somos criaturas frágeis e com pouca fé porque seremos ansiosos se temos Deus em nossos corações?? A que se ter objetivos na vida!! Necessidade premente de FOCO, FORÇA E FÉ!!

    Um Beijo Grande
    Alê-Brasilia

    ResponderExcluir