“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
(Hebreus 4:12)
O mundo no qual vivemos tem se tornado cada vez mais competitivo, com elevado índice de violência, crimes bárbaros, abuso de drogas e um alarmante número de suicídios, reflexo do desajuste do homem em seu “estar no mundo,” espelhando um vazio existencial profundo, que nada pode preencher, nem fama, poder ou status financeiro, somente o Espírito Santo de Deus nos concede essa plenitude de vida.
As pessoas do século XXI apresentam-se terrivelmente ansiosas, comprometendo a sua saúde física, psicológica e mental, desenvolvendo doenças crônicas como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade mórbida, disfunções gastro intestinais, respiratórias (asma, bronquite. e doenças pulmonares), problemas dermatológicos (dermatites, coceiras, queda de cabelo, eczemas e alergias), cefaléias, insônia e depressão.
Um aumento significativo de transtornos psicológicos e comportamentais (tiques, manias TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, transtorno do pânico, alimentares, fobias de toda ordem), e doenças auto imunes como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, vitiligo, psoríase entre outras.
Medos irracionais que comprometem a qualidade de vida de seus portadores, isolando-os e até incapacitando-os para uma vida produtiva, pois doenças psicossomáticas representam a expressão individualizada do seu ponto vulnerável, do seu “tendão de Áquiles” (físico, mental e ou espiritual), associado à incapacidade de lidar com suas emoções.
Tudo começa na infância, queremos que nossos filhos sejam estudiosos e escolham uma carreira de sucesso, então investimos nas melhores escolas. Nada de errado, no entanto, não podemos esquecer, ou subestimar o investimento em suas (mente, vontade e emoções) e da consciência que faz parte do mundo espiritual.
.Nossos filhos devem ser preparados para desenvolver a Inteligência Espiritual, pois a despeito de todo investimento financeiro e educacional, corremos o risco de não prepararmos nossas crianças para enfrentar um mundo recheado de drogas, podem se transformar em adultos emocionalmente desequilibrados e desprovidos de controle emocional, por não suportarem pressões, assim, não se firmam em seus empregos e relacionamentos, pois apresentam agressividade verbal e ou física acentuadas, são arrogantes em suas atitudes e desafiadores em relação à autoridade.
Então, você me pergunta o que fazer?
A primeira coisa que os pais devem se preocupar com relação à educação de seus filhos, é educá-los no temor do Senhor Deus, ensiná-los a orar ao Pai Celestial, criador do céu e da terra e que a Ele devemos toda honra, glória e louvor.
Ensine o seu filho a disciplina da oração, para que ele estabeleça comunhão com o seu criador.
Quando você ensina seu filho a orar, você está ”construindo” uma base sólida para o desenvolvimento da Inteligência Espiritual, que por sua vez o levará a uma condição de equilíbrio em sua alma, que será fundamental no desenvolvimento da Inteligência Emocional.
Crianças que aprendem a desenvolver sua fé em Deus e a confiar em seu amor incondicional serão protegida,s do vazio existencial, que somente a graça de Deus pode conceber e conceder.
Sendo psicóloga tenho a oportunidade de perguntar para meus pacientes com problemas de saúde física, psicológica ou mental, como está a sua vida espiritual e invariavelmente a área espiritual está sendo menosprezada e ou negligenciada.
Somos corpo, alma e espírito, esta tríade da condição humana, que deve se alinhar como elos da mesma corrente, e a primeira posição refere-se à consciência, que é algo espiritual e será construida no natural de conformidade com os ensinamentos daqueles que tem autoridade sobre ela.
A infância é o tempo da oportunidade, os pais devem desenvolver em seus filhos atitudes e ensinamentos que desenvolva a inteligência espiritual de seus filhos.
Deus nos concedeu um cérebro/mente espetacular, recebemos apenas um, essa orquestra dinâmica da mente humana, esse órgão complexo e milagroso, engenhosamente criado por um Deus Todo Poderoso e que nos possibilita cantar, orar, dançar, pular, expressar a arte, a ciência, a política, a economia, enfim um órgão singular, com capacidades extraordinárias, continuamente mutável devido sua plasticidade cerebral..
Fico maravilhada quando leio sobre a formação do cérebro humano, é um processo mágico, como as ondas do mar.
O pesquisador Pasko Rakic, neurocientista da Universidade de Yale descobriu o mecanismo do processo conhecido como migração neuronal que dá origem ao córtex cerebral, e as regiões da substância cinzenta subcortical, quando do crescimento do cérebro no neurodesenvolvimento, alguns meses após o feto ser concebido e que será moldado durante toda nossa jornada aqui na terra, através das experiências físicas e psicológicas, e a infância de nossos filhos é o tempo oportuno para ensiná-los os caminhos do ESPÍRITO Santo de Deus.
Cérebro e mente, forma e função, uma unidade indivisível, com seus dinâmicos sistemas funcionais, exemplo disso, são as regiões cerebrais específicas como o córtex frontal ou o sistema límbico, que processam e geram atividades mentais, como experienciar emoções, julgar e avaliar, utilizando regiões mentais específicas, para tais atividades mentais, ou seja, uma mente que sente e pensa; a área da linguagem essa capacidade sonora de comunicar com outros, e até onde ciência sabe, a linguagem, a escrita e a leitura, limitam-se ao cérebro dos humanos.
Fomos dotados por Deus com um cérebro que possui um incrível poder para armazenar nossas memórias (passado, presente e planejamento do futuro), e com uma capacidade singular em codificar e armazenar nossas experiências e percepções no contexto temporal, sendo considerado a espinha dorsal de nossa psiquê, um verdadeiro “computador vivo”, cérebro/mente, o nosso ego biológico.
O cérebro humano é uma extraordinária expressão da graça de Deus na criação do homem, somos dotados com um cérebro com capacidades múltiplas em solucionar problemas com criatividade, como por exemplo, as funções executivas, que são consideradas o superego do cérebro, pois trabalham como um monitor moral, formulando e reformulando conceitos abstratos e o sequenciamento temporal do comportamento.
Lesões no nosso córtex pré-frontal implicam em mudanças expressivas da personalidade.
O sistema límbico é o Id, pois sente, monitora os impulsos básicos de sobrevivência (fome, sede e impulso sexual), emoção e memória.
Não poderia deixar de mencionar o cerebelo que foi projetado para coordenar as funções cognitivas superiores (memória, atenção concentrada de forma consciente, reconhecimento facial, linguagem), desempenhando um importante papel nas funções emocionais e cognitivas.
Somente Deus poderia desenhar essa estrutura perfeita.
Esta estrutura psíquica e suas atividades mentais, constitui o que Freud, o pai da Psicanálise, denominou: Id; Ego e Superego. Id (componente biológico com seus instintos e pulsões); Ego (componente psicológico) e Superego (componente social).
O Id, é o sistema original da personalidade, fonte primária de energia psíquica e a sede dos instintos (sexual, defesa e instinto de sobrevivência), necessitando de organização, pois é cego, exigente e insistente, percebemos isso no bebê ao nascer, ele chora quando sente fome ou algum desconforto tensional..
O Id é imediatista, regido pelo princípio do prazer e inconsciente.
O Ego (Eu), é o executivo da personalidade, e sede da inteligência e da racionalidade, comanda, controla e regulamenta, ao entrar em contato com o mundo exterior (ambiente, pessoas, vivências experiências), sendo regido pelo princípio da realidade, sua principal atividade é ser mediador entre os instintos do Id, exercendo censura e controlando a consciência. No ego desenvolvemos mecanismos de defesa que auxiliam no enfrentamento da ansiedade e nos ajuda a defender quando nos sentimos atacados. Estes mecanismos de defesa são processos adaptativos, mas pode tornar-se patológico quando manifesta sempre a mesma resposta defensiva frente ao confronto com a realidade (negando essa realidade ou distorcendo-a) e geralmente estes mecanismos de defesa são inconscientes.
O Superego é considerado a instância jurídica da personalidade, estabelecendo um código de conduta ética, estruturada de acordo com os padrões morais internalizados, transmitidos pelos pais, tradições e sociedade. Representa mais o ideal do que o real, luta pela perfeição e não pelo prazer, visando um sistema de recompensa, no sentido da auto estima, punição e culpa.
Estas estruturas conceituais do aparelho psíquico (Id, Ego e Superego), formam o arcabouço para o desenvolvimento da Inteligência Emocional e da estrutura da nossa personalidade.
O psicólogo Daniel Goleman, que escreveu o livro, Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que Redefine o que é ser Inteligente, publicado em 1995, com o título original: Emotional Intelligence.
Daniel Goleman é conhecido como o pai da Inteligência Emocional, conforme demonstrou em seu livro, o qual foi considerado pela crítica, um livro inquietante e original, demonstrando como a incapacidade de lidar com as próprias emoções, pode destruir vidas, acabar com casamentos e arruinar com carreiras promissoras.
O apelo desse autor é um alerta aos que pensam que a razão é a única responsável pelo nosso destino, e de que a emoção pode dar a verdadeira medida da inteligência humana, apresentando propostas pedagógicas para a educação das crianças no desenvolvimento da Inteligência Emocional e na transformação do homem.
O que dizer da Inteligência Espiritual?
Certamente Inteligência Espiritual é a fonte da SABEDORIA para construirmos nossa Inteligência Emocional e desfrutarmos dos dons e talentos a nós concedidos por Deus.
Inteligência Espiritual nos remete à nossa posição de autoridade, força e poder, que já nos foi concedida por Deus, que nos dotou com sua fagulha divina, esta herança espiritual claramente oferecida a nós pelo Espírito Santo de Deus, e que está está escrito em Gálatas 5:23 – “Mas o fruto do Espírito é: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio”.
É isso que você, eu e o mundo inteiro precisamos!
Essa é a GRAÇA de Deus para nós.
Quando ouço alguém dizer que está na Graça, eu imagino que ele está cheio do fruto do Espírito. Que benção!
Você reconhece o fruto do Espírito em você, ou os percebe apenas como virtudes naturais?
Saiba que a tarefa de Satanás é destruir nossa Inteligência Espiritual, tudo porque não buscamos sabedoria, falta-nos conhecimento e oração continua, porque a salvação nos foi concedida lá na cruz do Calvário. Está consumado, o véu se rasgou, temos acesso direto a Deus.
Exerça sua Inteligência Espiritual ORANDO, e o investimento de seu precioso tempo em oração será a grande diferença na força e vigor da sua Inteligência Espiritual, pois a evidência de alguém inteligente espiritualmente é o seu investimento em oração, alimentando-se da Palavra de Deus, e certamente colherá o Fruto do Espírito.
Satanás não perde tempo em escravizar vidas que perecem por falta de conhecimento e oração. Aqueles com QI baixíssimo em Inteligência Espiritual, ficam á mercê das obras da carne (prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonariaria - Gálatas 5:16-26) e sujeito a todo tipo de desgraça desse mundo tenebroso.
Quanto do seu tempo é investido em oração?
As pessoas que desenvolvem a Inteligência Espiritual, escolheram viver em constante espírito de oração. (Filipenses 4:6-7) – “Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidos diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
O mundo pode achar absurdo, mas a verdade é que você pode ser alguém altamente capacitado intelectualmente, ser portador de habilidades extraordinárias em várias áreas, com um QI (coeficiente de Inteligência Geral) considerado superior ou mesmo superdotado pelos padrões de testagem por percentil 99, mas, se você não buscar a GRAÇA de Deus, que é um bem durável e com valor eterno, de nada valerá ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.
A graça de Deus concede Inteligência Espiritual, para que possamos reinar em vida, pois fomos destinados a reinar – Romanos 5:17 “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”.
Provérbios 8: 17-19 “Eu amo os que me amam, os que me procuram me acham. Riqueza e honra estão comigo, bens duráveis e justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e o meu rendimento, melhor do que a prata refinada”.
Qual é a realidade da sua Inteligência Espiritual?
Inteligência Espiritual fortalece o conhecimento humano, concedendo-nos sabedoria em todas as áreas da vida, para que o potencial e dons sejam utilizados na graça do espírito, fortalecendo e equilibrando emoções para o enfrentamento desse mundo de contradições, de conflitos e guerras, oposições e lutas, batalhas e embates, que querem nos esmagar, tentando roubar a paz e a alegria do coração, gerando insegurança na mente e principalmente lançando dúvidas sobre a paternidade e bondade de Deus e da nossa perspectiva de filhos amados.
Certifique-se valorosamente de sua filiação divina, pois essa duvida é satânica, temos que vencer as artimanhas do diabo para eliminar a incredulidade.
Você é filho de Deus! Diga: Eu sou filho amado de Deus!
Em 2Coríntios está escrito: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.
Vivemos em um tempo de pandemia (COVID19), um mundo em que os cientistas criam clones, manipulam a genética molecular, estamos na era do genoma, da engenharia genética, nos tempos de “chips e snips”, o cérebro humano já foi mapeado, tecnologias biomédicas avançadíssimas, enfim, se o DNA é a semente da vida, quem tem a ousadia de brincar de Deus e alterá-lo? já ouviu falar sobre o projeto Genoma Humano? Isso é assustador!
São criações de mentes brilhantes e que trabalham com as neurociências em suas pesquisas, portanto, temos que viver em espírito de oração para que tudo isso seja uma benção e não uma maldição, temos que nos voltar para o espírito com a certeza indelével da existência de um Deus que nos criou à sua imagem e semelhança.
Mais do que nunca devemos fortalecer a nossa Inteligência ESPIRITUAL, porque a mente humana é alvo constante das forças satânicas que assediam nossos pensamentos e ações, tudo para distorcer a imagem de Deus, e o objetivo de Satanás, é controlar a mente humana, então avante ao nosso paracleto, O Espírito Santo de Deus, o nosso consolador.
Satanás é o nosso inimigo declarado, mas a boa notícia é que o nosso redentor vive e está atento ao nosso clamor. E como dizia Einsten: “O grande problema da humanidade não está no domínio da Ciência, mas no domínio dos corações e das mentes humanas”.
Albert Einsten que foi considerado pelo seu QI, um gênio, esse aclamado físico alemão, filho de um judeu, disse a seguinte frase, em uma Palestra no Instituto de Tecnologia da Califórnia: “A preocupação com o próprio homem e seu destino deve ser o principal interesse de todos os empreendimentos técnicos... para que as criações de nossa mente sejam uma benção e não uma maldição para a humanidade”.
Fico por aqui orando ao Deus do meu amor, e encerro com Apocalipse 22: 14 – “Bem aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do cordeiro, para que lhe assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”
Amém!
Deijone do Valle
Neuropsicóloga
Deijone lindo artigo. Fico muito feliz por você da lugar para Deus te usar como instrumento dele. Continue firme na missão que Deus te confiou aqui na terra e com certeza colherá grandes frutos. Deus te abençoe grandiosamente. Bjs
ResponderExcluirDeijone lindo artigo. Fico muito feliz por você da lugar para Deus te usar como instrumento dele. Continue firme na missão que Deus te confiou aqui na terra e com certeza colherá grandes frutos. Deus te abençoe grandiosamente. Bjs
ResponderExcluirDeijone lindo artigo. Fico muito feliz por você da lugar para Deus te usar como instrumento dele. Continue firme na missão que Deus te confiou aqui na terra e com certeza colherá grandes frutos. Deus te abençoe grandiosamente. Bjs
ResponderExcluirSabias palavras Deijone!
ResponderExcluirUm tema para reflexão. "Através da nossa inteligência espiritual
nosso conhecimento humano fortalece e equilibra emoções para o enfrentamento desse mundo de contradições". pura verdade !
Abraços!
Sandra sua amiga de profissão
Minha querida amiga Deijone: baseada na verdadeira palavra da Bíblia ; vc nos pergunta o que fazer da inteligência espiritual? Se não orarmos continuamente; uma certeza podemos afirma se ( 50 prócero das pessoas que lerem o seu Artigo . Que um grande encinamento da verdadeira palavra de Deus . O mundo ficaria no equilíbrio .Assim pucharia uma Transfomacao dos desequilíbrios que , São (problemas emocionais E principalmente espirituais ...e muitos outros terríveis que vem acontecendo no nosso Grande planeta. Falta -nós e oração continua, porquês salvação nós foi concedida lá na cruz do calvário Amém. ❤️🌹🌟🌟🌟🌟🌟
ResponderExcluirAcima como sempre A Edna um grande 😘 💫💫💫💫💫💫💫💫💫💫💫muita luz na sua vida e continua tendo esse grande equilíbrio do encinamento da Grande palavra de Deus. 🥰🌹🌹🌹🌹❤️❤️
ResponderExcluirAcima como sempre A Edna um grande 😘 💫💫💫💫💫💫💫💫💫💫💫muita luz na sua vida e continua tendo esse grande equilíbrio do encinamento da Grande palavra de Deus. 🥰🌹🌹🌹🌹❤️❤️
ResponderExcluirParabéns pelo excelente artigo. ⚘
ResponderExcluir