Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DEPRESSÃO – A DOR DA ALMA

 
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?”

Salmos 42:5
 
Querido amigo, a depressão é uma doença, e estatisticamente é comprovado que 19% da população, ou seja, aproximadamente uma em cinco pessoas no mundo apresenta depressão em algum momento da vida.



 Afinal, o que é depressão?

Depressão é uma doença episódica e ou recorrente, e que pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade. Existem vários tipos:  (Depressão do Transtorno Bipolar, Depressão que acomete epiléptico, Depressão pós parto, Depressão da mulher no climatério, Distimia (depressão leve e crônica) entre outras.

O que causa a depressão são alterações químicas no cérebro da pessoa deprimida, geralmente nos neurotransmissores, que são substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Estas substâncias são: serotonina, noradrenalina e dopamina (responsáveis por promover aquela sensação de prazer, bem-estar e alegria).

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a depressão grave é uma doença que invalida pessoas mais que os problemas cardiológicos. As causas são variadas e os tratamentos diversos, no entanto fatores psicológicos e sociais podem ser gatilhos, assim como o estresse pode precipitar a depressão nas pessoas com predisposição genética.

Quando estamos alegres costumamos  dizer que olhamos o mundo com lentes cor de rosa, quando deprimidos o mundo fica negro, é a famosa “nuvem negra”, tudo nos irrita, temos dificuldades para concentrar, aparecem sentimentos de medo, culpa, insegurança, desesperança, sensação de desamparo, de inutilidade, tudo é um imenso vazio, oco, feio e insuportável.

 A auto-estima cai vertiginosamente, perda ou aumento do apetite e do peso, surgem os problemas de insônia ou hipersônia e vontade de morrer.

É como se o deprimido carregasse o mundo nas costas, tamanho o peso de sua dor. Sente-se como uma minúscula pulga em um mundo de elefantes.

Lamenta o dia todo se sentindo um fracasso: “Ninguém me ama, ninguém me quer” esta é a canção favorita do deprimido... Oh! Céus, oh! Dia, oh! Vida! Está literalmente no olho do furacão.

É necessário buscar ajuda para um tratamento adequado e também para a confirmação do diagnóstico. O tratamento é medicamentoso e a psicoterapia oferece suporte na reestruturação psicológica da pessoa.

Além da nuvem negra é possível um arco-íris!
 

Deijone do Vale
Neuropsicóloga




6 comentários:

  1. Dra. Deijone, infelizmente esta doença está acometendo várias pessoas ao nosso redor, mas como vc diz é preciso buscar ajuda e confiar em Deus para sair da depressão que verdadeiramente é uma doença da alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,Lídia!

      É verdade, a depressão atinge profundamente a nossa mente, vontade e emoções e está acometendo uma parcela significativa de nossa população, daí a necessidade de buscar ajuda.

      Um forte abraço,
      Deijone do Vale

      Excluir
    2. Tenho 28 anos, convivo com a depressão a 15. Me encontro em uma crise forte agora e penso em morrer 24 horas por dia. Estou muito cansado disso tudo e queria ter paz. Hoje me preparando para tomar banho pensei neste versículo bíblico que abre o presente texto da Dra. Lidia. Obrigado pelo trabalho em escrever e publicar, é mais uma centelha de luz neste túnel que parece não terminar. Felipe.

      Excluir
    3. Perdão, o texto é da Dra. Deijone do Vale e não da Lidia, como postei errôneamente.

      Excluir
    4. Felipe, você é o melhor de Deus, conte comigo!

      Um forte abraço,

      Deijone do Vale

      Excluir
  2. Deijone, você expressou corretamente como essa doença é. Muitas pessoas que não entendem como a depressão funciona, julgam ser culpa do doente ficar triste, inseguro. Foi esclarecedor seu texto.

    Abraço.
    Marcela Mikaelly

    ResponderExcluir