Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

É UMA ATITUDE!




“Alimente sua fé e os seus medos vão morrer de fome”
 
 (Autor desconhecido)
 
 
  

Se você pudesse voltar no tempo o que faria ou o que deixaria de fazer?
 
Você tem disposição para correr riscos?
 
Você não pode cavalgar em um cavalo morto... ou pode? A menos que você o ressuscite, não é mesmo?
 
Qual é o seu desafio  hoje?
 
Que paredes te limitam?
 
Atitude! essa palavrinha é um verdadeiro desafio, envolve habilidade e motivação. 

Considere neste exato momento a sua atitude, o seu modo de agir, seu comportamento, seu propósito, sua maneira de se manifestar face ao desafio.
 
Vamos examinar: O que é realmente uma atitude?  Como você classificaria sua atitude?
 
Atitude é um sentimento interior expresso pelo seu comportamento, sendo assim, atitude pressupõe ação, movimento, basicamente nossa atitude é a diferença entre ser bem sucedido ou fracassar.

Conta-se que dois prisioneiros olhavam através da grade de uma prisão. Foi perguntado o que viam... o primeiro olhou para baixo e respondeu, vejo lama, o segundo olhou para cima e disse, vejo estrelas.
 
A grande diferença está na atitude! Nossa atitude pode nos proporcionar uma incomum perspectiva positiva ou não, depende do seu olhar. É tudo uma questão de atitude. 

Não ter atitude frente à vida, vem do medo do fracasso, mas muitas vezes é falhando que você aprende, e quem nunca cometeu um erro, provavelmente nunca fêz nada.

Medo de ser criticado?
 
O alarme emocional que é bloqueio mental certeiro é o tal do medo. Temos medo do desconhecido, ninguém gosta de sair da zona de segurança.
 
O medo pode nos paralisar, não deixe, mantenha seus olhos e ouvidos atentos e sua mente aberta ao novo.
 
Previsões sombrias?  Enfrente!  Mudar é essencial para crescer, não deixe que lembretes de insuficiência te paralise.
 
Uma barracuda foi colocada em um aquário com divisória, depois de bater o nariz várias vezes, ela  desistiu e nunca mais voltou, mesmo depois da divisória ser removida.
 
Assim somos nós, colocamos  barreiras imaginárias e desistimos, por uma auto imposição de limitação.
 
Não seja vítima de sua atitude, é uma questão de escolha: olhar para baixo e ver apenas lama ou olhar para cima e ver o brilho de um céu estrelado.
 
Elimine algumas atitudes de sua vida, tipo, “eu não consigo”, “se”, “não acredito”,  “é impossível”. Substitua-os por:  “eu consigo”,  “Deus pode”, “eu acredito”.
 
Tenho duas notícias para te dar, uma boa e a outra má: a má notícia é que o sofrimento tem que ser grande o suficiente para motivar o desejo pela mudança,  a boa   é que se você hoje está desesperado e necessita urgentemente mudar, você é candidato a um milagre, afinal vencedor exige  uma atitude de vencedor.
 
Mude mesmo e rápido seus padrões de pensamento, aquilo que mobiliza a nossa atenção, determina as nossas ações.

Tenha uma atitude mental  de abertura, esta disposição permanente de investigar, confrontar seus desafios, afinal atitude é uma postura psicológica ligada a percepção e que nos mobiliza à ação.
 
Seja perseverante, não desista de seus sonhos, objetivos, seja um eterno aprendiz, estabeleça novas conexões e analogias e dê  a tudo um toque de originalidade... você pode! Não deixe sua mente ser obstruída por não se permitir trilhar novos caminhos, então? Mude de direção!
 
Tenha atitude, fuja da passividade, ignorar a multidão não é fácil, buscar novas trilhas também não.
 
Nossos bloqueios mentais são construídos com nossos temores, frustrações, ansiedades, angústias, são fronteiras da mente projetadas pelas nossas emoções condicionadas e que cegam nossa visão e percepção.
 
Esqueça a onipotência, você não pode tudo, você é um ser humano e a onipotência é um atributo incomunicável do ser divino, diferente dos atributos comunicáveis como a determinação, perseverança, prudência e tantos outros.
 

Sempre que penso em atitude, me recordo de quando eu era criança e antes de apontar o dedo para escolher eu cantava: “Uni, duni, tê, salame, minguê, um sorvete colorê, o escolhido foi você”...  a escolha do parceiro de brincadeira era favorável, outras vezes não era quem eu queria. Ter atitude requer seriedade e cuidado, existe uma grande diferença entre tomar decisão e ter atitude.
 
 
Mudar é colocar em risco as nossas certezas, e de vez em quando podemos e devemos romper a coerência do óbvio, nos aventurando ao mundo de possibilidades, respondendo ao dilema descartiano de Shakespeare: “to be or not to be”.
 

Somos condicionados pelo pensamento linear, e as vezes torna-nos difícil vislumbrarmos dimensões diferentes das habituais, mas quem sabe, conservando o princípio Kantiano do Aufhebung, não somente substituindo, mas também integrando.
 
Escolha a sua atitude, pois no final seremos o resultado de nossas escolhas, ou veremos as coisas como elas verdadeiramente são.
 
 
 
Deijone do Vale
 
Neuropsicóloga



3 comentários:

  1. Dra. Deijone mais um artigo impactante, que nos faz sair do comodismo e inquietar-nos para a busca de dias melhores. Excelente!!!

    ResponderExcluir
  2. que coisa, inacreditável, como você cresceu, continue vá mais adiante ainda tem muita coisa a revelar, precisa-se de gente como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher a sua atitude em qualquer circustância.

      Um forte abraço,
      Deijone do Vale

      Excluir