Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O Anjo bom da Personalidade...



“0 homem é o único animal que ruboriza, ou precisa fazê-lo”
                                                                    (Mark Twain)

O controle emocional é fator essencial para o desenvolvimento das competências interpessoais, e os circuitos cerebrais da mente humana são extremamente flexíveis, devem e podem ser trabalhados.

Existem indivíduos talentosos, mas incapazes de lidar com suas emoções de forma adequada, e assim destroem carreiras promissoras, rompem vínculos afetivos e por fim afastam as pessoas de seu convívio.

Muitos se transformam em pessoas amargas, rancorosas, hostis, refletindo um padrão mal adaptativo de enfrentamento dos relacionamentos e das circunstâncias.

Apresentam emoções em ebulição, lesionando sua mente através de mágoas, ressentimentos, culpas e sentimentos de vingança ou retaliação.

Vivemos em uma sociedade de desajustados emocionais, basta verificarmos a alta incidência de crimes, vícios, suicídios, violência e abusos de toda ordem, refletem o caos interno dos indivíduos que agem (ou reagem?) movidos por impulsos irracionais que compromete toda a sua história de vida.

Somos seres de relações, queiramos ou não, e o conceito de QI (Quociente de Inteligência) alto, não garante sucesso de ninguém, mas controle emocional pode ajudar muito.

Inteligência Emocional esse poder e capacidade que alguns indivíduos expressam na identificação de suas próprias emoções e de outros, aliado à habilidade em perceber e entender sentimentos alheios.

Encorajam outros, de forma criativa, incentivando-os e motivando-os em suas demandas interpessoais a expressarem adaptativamente no contexto ambiental, e no intercâmbio social e afetivo.                                                                                                                     
Inteligência Emocional é algo que pode ser desenvolvido, alimentando nosso cérebro com ações práticas de disciplina, paciência, compaixão, lealdade, principalmente nos anos de formação das estruturas neurológicas, ou seja, na infância e adolescência.

Como você tem negociado suas emoções?

Autoconsciência, empatia, persistência em alcançar objetivos são pilares da inteligência emocional.

Cultivar uma flexibilidade mental, no sentido da paciência, da responsabilidade, da determinação, controlando e evitando sequestros emocionais, são fatores que podem alavancar carreiras, fortalecer relacionamentos sociais e afetivos.

Você é do tipo que roda a baiana por qualquer coisa? 

Se a resposta for positiva, você é um candidato a sofrer um ataque cardíaco ou um AVE (Acidente Vascular Encefálico), e se sobreviver, provavelmente terá reduzido drasticamente a sua qualidade de vida.

Como você tem expressado suas frustrações, raiva e mal - humor?

Não consegue aguardar a sua vez? Odeia esperar? Tudo deve ser feito do seu jeito e na sua hora?

Equilibre emergencialmente suas equações de vida: impulsividade X racionalidade? pessimismo X otimismo? empatia X descaso? confiança X desconfiança? Amor X ódio?

Avalie: quanta solidão, detrás desse muro de proteção! São nossos mecanismos de defesa em ação.

A Inteligência emocional é o sustentáculo em momentos de crise, ela é necessária para dar leveza às competências e habilidades.

Certamente uma percepção ampliada, como saber ouvir, dialogar sem  apriori, enfim a velha e boa conversa, tudo isso favorece nossa inteligência emocional.

Como você tem expressado suas emoções? Feridas? Amargura? Rejeição? Falta de perdão? Medo? Ansiedade? Apatia? Insegurança? Orgulho? Inveja? Covardia?...

Isso tudo aí, são expressões de uma alma engessada, e indivíduos assim, com esses tipos de feridas emocionais, dificilmente conseguem se relacionar de maneira saudável com outros.

Tornam-se medrosos, isolados, desconfiados, solitários, então... comece já, a faxina mental...

Nosso cérebro é um sistema complexo de relações com o mundo externo, e é através da especificidade das vias neuronais (áreas sensórias: ópticas, olfativas, motoras...) é que nos relacionamos e exprimimos nossas emoções no meio ambiente, social e neurobiológico.

Educação emocional é a chave para adultos amadurecidos psicologicamente.

Muito do que somos cabe à herança genética, mas a ótima notícia é o fato de que nosso cérebro possui neuroplasticidade, podemos assim modelar nossas experiências emocionais, aproveitando as fases da infância e adolescência, que são janelas críticas de oportunidade para determinar hábitos emocionais que irá governar nossas vidas.

Se chegarmos à maturidade sem este domínio no campo emocional, provavelmente seremos adultos violentos, compulsivos por drogas, comida ou sexo.
Seremos adultos solitários, revoltados e carentes em nosso psiquismo.

Preparar os jovens para a vida: ensinando-os a ter consciência de seus atos, ter autocontrole, estimulando a compaixão, a paciência, aprender a respeitar limites, tão necessário neste mundo caótico e sem fronteiras.

Temos que reconhecer, em pleno século XXI, estamos vivenciando uma violência endêmica, é um tempo de vítimas e verdugos, onde a loucura não é um fenômeno meramente individual, mas social.
Que mundo é esse? de pessoas  inquietas, angustiadas, desnorteadas e incrédulas?

Funções mentais desconectadas, desestruturadas nos impedem de percebermos nossos sentimentos quando estes ocorrem, e o que dizer dos sentimentos alheios?

Inteligência Emocional pressupõe intuição ao lidar com situações desafiadoras, é o anjo bom da nossa personalidade.

Como levar inteligência à emoção?

Algum dia você esmagou sua racionalidade por um sentimento? Sua vontade está em baixa? Como melhorar o autocontrole?

Bem, tudo que reduz o estresse e melhora seu humor funciona como uma fonte de energia para recarregar a sua força de vontade e promover ações e comportamentos sensatos e equilibrados.

Todos nós em alguma medida conhecemos pessoas que se superaram, então tenha como padrão de superação estas pessoas, afinal força de vontade é contagiante.

Não esqueça sua performance física, coma proteína, seu cérebro gasta energia  e se o nível de glicose no sangue caí, fica difícil para nosso cérebro concentrar.
E por falar em proteína, você logo imaginou carne, não é?  Já experimentou quinoa? 

É um grão e até prova em contrário, é o único alimento do reino vegetal, que possui todas as proteínas da carne. É riquíssima em proteína e muito mais saudável.

Minha receita para você é lascas de abobrinha verde com casca, salteada no azeite de oliva para ficar crocante, picadinho de tomate italiano com manjericão fresco fatiado fininho e quinoa ( 1 xícara (chá) de semente de quinoa cozida por 20’ minutos em 1 xícara e ½ de água com uma pitada de sal). Misture tudo e tempere com gotinhas de limão, um fio de azeite doce e sal a gosto. Você vai gostar, a quinoa substitui o arroz e ela tem uma textura incrível e é extremamente nutritiva.

Pessoas cansadas, fadigadas, são levadas facilmente a perder o controle de seus impulsos, por isso procure descansar e quem sabe até tirar um breve cochilo durante a tarde, você irá renovar o seu cérebro, restaurando sua capacidade criativa.

Afie suas faculdades mentais, seja na culinária, no jogo de xadrez ou praticando jardinagem.

Tenha um canteiro no seu jardim, de plantas aromáticas como o manjericão, alecrim, erva cidreira, salsa, o meu canteiro está maravilhoso neste mês de agosto/2013. Quando entrar setembro, então... é primavera, não é?

E finalmente para relaxar as tensões do dia a dia beba um chá delicioso feito com folhas de manjericão, (de preferência frescas colhidas no jardim), é muito prazeroso plantar, colher e desfrutar.

Ferva 2 xícaras (chá) de açúcar com 2 xícaras de água, despeje quente sobre um punhado de folhas de manjericão  (2 xícaras (chá) de folhas de manjericão), abafe e deixe de infusão por 15’ minutos.

Coe e despeje sobre ½ Kg de morangos frescos fatiados (são 2 caixinhas de morangos), deixe descansar por  20’ minutos e aí acrescente 6 xícaras de água mineral. Despeje tudo em uma jarra de vidro e leve a geladeira e vá tomando durante todo o dia. É antioxidante, combate os radicais livres do nosso organismo e acalma o estomago.

Você vai gostar muito, dessa mistura de manjericão e morangos é algo fascinante, ver os pedaços de morangos flutuando na jarra e sentir o sabor incomparável.

É relaxante preparar o seu chá e a sua própria comida, portanto aprenda a cozinhar, exercite sua paciência, esperando o ponto certo dos alimentos de sua receita favorita.

É um bom treino emocional, e como expressou o filósofo existencialista, Martin Heidegger: “Somente o discurso verdadeiro possibilita o silêncio autêntico”.

Aceita um xícara de chá?  É manjericão e morangos...

Deijone do Vale
Neuropsicóloga

8 comentários:

  1. Amei esse seu artigo!
    as pessoas acham que é bonito rodar a baiana !
    muito interessante o fato de termos controle emocional , é isso que nos diferencia dos demais animais, o auto controle

    Ass.: Vanessa Morato

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Dra. Deijone, eu aceito sim, ainda mais acompanhado de uma boa conversa como esta, cheia de incentivo, são idéias simples que são extremamente prazerosas pro dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Minha Vida
    Mário Quintana


    Minha vida não foi um romance... Nunca tive até hoje um segredo. Se me amar, não diga, que morro De surpresa... De encanto... De medo... Minha vida não foi um romance Minha vida passou por passar Se não amas, não finjas, que vivo Esperando um amor para amar. Minha vida não foi um romance... Pobre vida... Passou sem enredo... Glória a ti que me enches de vida De surpresa, de encanto, de medo! Minha vida não foi um romance... Ai de mim... Já se ia acabar! Pobre vida que toda depende De um sorriso... De um gesto... Um olhar...


    Seu anjo !
    não diria que sou seu pois pra um bom entendedor um pingo é uma letra. seus olhos são lindos e seus textos são extraordinários.É impressionante como as vezes perdemos o controle da situação !
    abraços ! seu anjo

    ResponderExcluir
  4. Você, meu anjo: "Pode fechar os olhos para as coisas que você não quer ver, mas não pode fechar seu coração para as coisas, que não quer sentir..." (Shakespeare).

    Existem pessoas incomparáveis, você é uma delas.
    Eu amei o poema... obrigada!
    Abraços,
    Deijone do Vale

    ResponderExcluir
  5. Deijone,esse artigo...me levou a testar minha inteligencia emocional,rs!
    Somos condicionados desde os primeiros anos de vida a viver racionalmente para
    sobrevivermos.
    Quando temos que submeter a situações de prova,o desafio é o utilizar a competência.
    O controle emocional é a motivação para nossa competição,sucesso e relacionamentos!
    Quando queremos atingir nosso alvo,seja em situações de interesses profissionais,afetivos e outros, somos impulsionados a ser racionais ou emocionais,na dose certa! como suas receitas! podemos saborear,repetir ou não! E só provar!
    Eu, sua amiga Sandra!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida Dê,
    Maravilhosa a forma com que tratou o descontrole emocional!! Infelizmente as pessoas agem por impulsso e agrigem/humilham quem mais amam!! E quando bate o arrependimento pode ser tarde demais!! A que se buscar o equilibrio, pois, "Somos Donos das Palavras que Calamos e Escravos das que Proferimos!!"

    Um Beijo Grande e Saiba que estarei Orando por você
    Alê-Brasilia

    ResponderExcluir