Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

STRESS: Um Blecaute em minha Vida...



“Somos mesmos semelhantes, mas com algumas diferenças, e estas pequenas diferenças, fazem uma grande 
diferença”.
Deijone do Vale



Você é humano? Bem, então quero te dizer que você está envolvido em uma tremenda de uma guerra, e ela acontece a cada momento dentro de nós e à nossa volta.

É uma guerra de poder, de domínio e de oposição a tudo que é bom e justo. Incrível, não? 

Algum momento você se sentiu envolvido por forças internas gigantescas que impactou sua vida?

Batalhas internas e externas são travadas continuamente em nosso espírito e em nossa mente.

Diariamente enfrentamos situações que afetam nossa realidade visível e invisível.

Você acredita em forças espirituais? No sobrenatural?

É uma realidade que os olhos humanos acham difícil de encarar.

Olhe à sua volta, veja o seu aqui e agora: o que tem visto?

Almas feridas? Mentes perturbadas? Emoções em descontrole? Vontades sem limites ou apáticas? 

Violência de toda ordem?  Abusos de drogas?  Assassinatos? Suicídios?  Relações humanas destroçadas?

Que vida é essa? E ouvimos frequentemente o bordão: “Estou estressado”...

Claro, estímulos estressores de alto impacto promovem reações orgânicas, que por sua vez provocam efeitos em cascata, de rebotes psicológicos e emocionais que perturbam e minam o equilíbrio do indivíduo.

A princípio existe uma reação fisiológica de estresse, por exemplo, numa descarga de adrenalina, esta gera aumento do metabolismo,  repressão do tônus muscular, taquicardia, sudorese, dilatação pupilar, palidez, piloreção e até aumento dos esteróides do sistema imunológico.

Isto necessariamente não quer dizer que não exista o bom stress (eustress), aquele que naturalmente faz parte das reações biológicas para defesa do nosso organismo, e nos motiva, fazendo-nos adaptar às diversas contingências e situações novas, possibilitando reações adaptativas de adequação às ameaças do meio ambiente ou puramente internas.

Mas afinal, então o que diferencia um estresse normal do stress patológico?  É exatamente a resposta desadaptada ou desequilibrada do indivíduo a um estímulo prolongado e aversivo.

Stresse demais é tão ruim, quanto nenhum stress.

Basicamente o que causa a desadaptação, são mudanças que ocorrem em nossas vidas e que nos afetam de uma maneira tal, que nos torna vulneráveis,  como no caso de mortes, perdas, medos, agressões, traumas, isolamento,  solidão, conflitos nas relações interpessoais, a lista é inesgotável, do tipo “ad eternum”.

Logicamente existe uma vulnerabilidade individual na reação ao stress, sendo que o mesmo  agente estressor para mim pode não ser para você, e a própria reação ao estresse está condicionada no tempo e contexto de cada indivíduo.

O stress é desencadeado sempre que nosso cérebro faz uma interpretação de alguma ameaça, daí ocorre toda uma sintomatologia: fraqueza muscular, irritabilidade, descontrole emocional e comportamental, agressividade, fadiga, mal estar, tonturas, vertigens, dores no estômago, dores musculares e de cabeça, sensação de angústia e cabeça oca.

Esse continuum de  sintomas vão se acumulando, ora melhora, ora piora, e essas flutuações no humor vão dar o tom no agravamento ou não dos sintomas.

A verdade é que o alarme foi disparado, você de repente não mais consegue se concentrar, apresenta dificuldades no raciocínio, numa mistura quase volátil de apatia e ou agitação.

Sua energia vital está rebaixada, é onde mora o perigo: Se o organismo entra em exaustão, as dores físicas ou psicológicas também entram em colapso,  minando as defesas do organismo e a resistência imunológica, o que poderá levar a um quadro com colorido depressivo e a um processo difícil de ser revertido  a  curto prazo.

Adoecemos, e olhe que a lista é grande das doenças psicossomáticas, desencadeadas pelo stress: 

Miofibromialgias, lombalgias, úlceras digestivas, colesterol nas nuvens, hipertensão arterial nas estrelas, gastrites solares queimando até a alma, alterações dermatológicas (psoríase, vitiligo, eczemas, herpes), gripes e alergias, alterações hormonais (tireóde, adrenais) e agravamentos de doenças pré-existentes como é o caso de doenças reumáticas.

E o psíquico? Depressão, ansiedade generalizada, fobias, rituais compulsivos, alterações no apetite, sono e na libido, o que poderá levar alguns ao abuso e consumo de drogas de toda ordem, tornando-se um círculo vicioso de alto estresse com aumento da fadiga e cansaço crônico.

O stress  afeta todas as áreas de nossas vidas (física, mental, social, existencial).
Prevenção?


Em qualquer lugar do mundo, quando se fala em saúde, fala-se em alimentação saudável, atividade física e vida emocional equilibrada.

Então, vamos às dicas preventivas:
  • Realize pausas durante o seu trabalho;
  • Aprenda a fazer exercícios de relaxamento e respiração;
  • Coma e durma em horários regulares;
  • Não fume, não beba bebidas alcoólicas;
  • Pouco sal, pouco açúcar e pouca gordura em seus alimentos;
  • Exercite-se regularmente;
  • Tire férias;
  • Evite trabalhar fora do horário;
  • Tenha algum tipo de lazer;
  • Ore, medite e leia a Bíblia;
  • Saiba dizer: Não!
  • Tenha amigos e metas para sua existência;
  • Seja menos exigente (consigo ou com as pessoas);
  • Aprenda a ajudar outros;
  • Faça algo bom para você;
  • Ouça música;


Lembre-se, o stress tem natureza física, psicológica e psicossocial, e o nosso corpo é controlado pela nossa mente  e que deve ser disciplinada pela consciência.

Como você está agora? Impaciente? Apressado? Dominador? Autoritário? Perfeccionista? Pare... pare e pense o que você pode melhorar? Se for necessário, faça uma reengenharia existencial, espiritual, emocional, provavelmente você mesmo poderá curar o seu estresse.

Ah! Está faltando amor? Pois é isso mesmo, nossa primeira vocação deveria ser o Amor...

O amor é o mais forte e poderoso dos sentimentos, e na prática da psicologia, podemos perceber que a afetividade mal resolvida tem papel essencial na gênese, manutenção, melhoria ou piora do estado de estresse do paciente.

Esta  aglutinação de crises carregadas afetivamente, provocam a perda da autoestima, não reconhecendo seus preciosos valores pessoais e acabam cobrando-se excessivamente, ao evidenciar seus aspectos negativos ou fragilidades, relegando ao segundo plano suas virtudes e esquecendo-se de suas potencialidades.

Ninguém aprende a andar sem levar alguns tombos, que podem esfolar nossa alma, mas nos ensinam também.

Então?  É a mesma coisa com nossas vivências, frustrações, cansaço mental, é um processo contínuo de acúmulo de experiências e aprendizado, onde ajustamos nossas expectativas mal elaboradas ou não, forçando o nosso ego a encontrar forças para as demandas e vicissitudes da vida.

A vida apresenta situações,  potencialmente imprevisíveis, que requerem adaptações constantes, desafios contínuos e estratégias básicas de enfrentamento, através de ações cognitivas, comportamentais e  emocionais que possam refletir um suporte suficientemente consistente para proteger nossa saúde física e psicológica.

Ter conhecimento, necessariamente não controla uma situação estressante, mas o conhecimento permite uma sensação subjetiva de poder e força para se organizar e executar as ações necessárias na administração das circunstâncias, com uma maior autoeficácia, não é mesmo?

O que lhe incomoda tanto? Está com medo de que? Já enfrentou isto no passado? Conseguiu superar? O que fez? Você é bom em...? O que então, pode lhe ajudar no enfrentamento de sua crise atual? 

Está em perigo?

É realmente uma ameaça ou um grande desafio? O seu foco está na dificuldade? Na emoção?  Na solução do problema?

“E se...”,  são palavras que tem o poder de nos assombrar a vida toda... “e se você tivesse”... verdadeiramente... loucamente... apaixonadamente...

Faltou  algo,  faltou entusiasmo (Entheos), esta palavra que vem do grego e significa Deus dentro de si. Nada é tão real, porque todo o nosso vazio interior é exatamente do tamanho de Deus.

Nada mais pode nos preencher a alma tão entusiasticamente como Theos (Deus) que nos arrebata com uma paixão viva, na verdade uma alegria ruidosa, exaltada e contagiante, que nos torna pessoas sublimes e inspiradoras.

Aja “como se”, pergunte sempre: isso é um problema mesmo? ou uma preocupação? e lembre-se, 95% das preocupações não se transformam em problemas.

E depois todo problema tem uma solução, então pare de ficar sofrendo pelo que passou, apenas tire proveito dos erros e não se afogue em copinhos de água.

Ajude quem está próximo de você, te garanto que a benção passa primeiro  por você. 

Seja mais flexível, rigidez  é legal para rochas, pedras, não para humanos, estes precisam ter um coração sensível.

E por fim entenda de uma vez por todas: “Você é o que você faz de si mesmo”.

E como diria George Whashington: Trabalhe para manter viva em seu peito aquela pequena faísca celestial, chamada consciência.



Deijone do Vale
Neuropsicóloga

5 comentários:

  1. STRESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS,
    Essa palavra esta no transito,tempo,trabalho,financeiro,corpo,relações afetivas,profissionais...nossa!.. so de pensar ja cansei meu cerebro.
    Cara colega,otimo tema para o momento,gostei das dicas e contando as estou otima,pois so duas que não faço,exercitar,e ler a biblia,portando~para o presente não estou tão estressadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    abraços!
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Deijone, adorei o seu artigo!

    Você conseguiu descrever magnificamente a complexidade da nossa pobre alma humana... Esse torvelinho tão ambíguo de emoções e sentimentos que nos move durante toda nossa vida: paciência e ansiedade, paz e raiva, amor e ódio, tristeza e alegria, calma e agitação... Enfim, uma ciranda viva que nos movimenta e nos transforma em seres sempre em faze de (re) construção!

    Diante dessa confusão bacana que nos torna tão incrivelmente humanos me lembro do nosso saudoso Drummond e encaro o desafio de parodiá-lo: “Só a leveza suporta o peso do mundo!”

    Minha amiga querida, que possamos ser leves para enfrentar todos os desafios que vida nos proporciona diariamente! Da pessoa que muito te admira.

    Sílvia Mendanha

    ResponderExcluir
  3. Querida Dê, lembrei de você hoje e resolvi ler seu blog e este artigo sobre Stress caiu como uma luva para mim, no momento o qual estou vivendo, meu Deus como escreveu Perfeitamente!! Que Deus a Abenções GRANDEMENTE!! Que Deus lha conceda muita Saúde para nos presentear com seus Magnificos Artigos!! Você é MUITO ESPECIAL para nós!!
    Saudades
    Beijos
    Alê - Brasília

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, deveria fazer parte de uma coletânea de auto ajuda, verdade, a luta é e sempre foi dentro de mim mesmo, venço ou perco, continuo vivendo e aprendendo. Sempre digo quer vc é uma das pessoas mais inteligentes que tive oportunidade de conhecer. Espero que continuei e contribuirá muito com os humanos que sofrem e tentam se entender. Parabéns continue sempre. Gilberto J.A.Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gilberto,
      Deus te abençõe!.
      Deijone do Vale

      Excluir