Páginas

domingo, 22 de junho de 2014

MENTE - Tempo/Espaço - Um Universo no Aqui e Agora



“Tu és  digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder,
porque  todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”
                            Apocalipse: 4: 11

Nunca deveríamos querer chegar ao fim da linha, você não acha?

Somos irremediavelmente seres de possibilidades incomensuráveis.

Quais são os seus sonhos? Uma viagem? Um amor extravagante? Um pedaço do bolo de chocolate com calda de hortelã?

O que tem alimentado a sua imaginação e criatividade?

A sua mente e a minha é um oceano em arrebentação e movimento, nunca está totalmente  sossegada...será por quê?

Você é curioso? Entusiasmado por descobertas?

Somos mesmos humanos, com uma mente complexa, senão em profundidade, ela é no mínimo, um horizonte em expansão, concorda?

Estou escrevendo e olhando o universo pela vidraça, pedaços de um céu azul, e ouço o canto de um bem-te-vi, será que ele está na antena da TV, nos fios de eletricidade ou nos retalhos de folhas verdes que brincam docemente através do meu olhar, são visões elásticas como o éter, basta eu desviar o olhar e posso mudar radicalmente a minha compreensão do tempo e espaço, e até da minha própria realidade em perspectiva.

Vem comigo, vamos adentrar pelos escorregadios, imbricados, entrelaçados, divertidos ou sombrios, caminhos de uma mente terrivelmente ou amorosamente humana.

É isso! Humanidade, o que permeia o nosso agir, assim como um facho de luz, formando ângulos, em direção a quê?  Tempo? Espaço?

Será que o seu tempo é o mesmo medido pelos relógios?

O seu tempo é o mesmo que o meu?

Os físicos diriam que o tempo de duas pessoas somente  coincidiriam se elas estiverem  em repouso, uma em relação à outra, mas a verdade é que queremos estar sempre em movimento.

Quando, então, nos encontraremos?

Eu viajo para o leste e você está sempre viajando para o oeste... na teoria da relatividade, cada observador tem a sua própria medida do tempo, e isto às vezes é perturbador.

Não? Absoluto ou relativo? Pronto, lembrei:  E=MC², ou seja: E (energia) é igual a M (massa) e C² (velocidade da luz ao quadrado), lembrou do colegial?

A consequência da relatividade? Da famosa equação de Einstein, da relação entre massa e energia?

Este postulado da física, me parece ser o único que memorizei... Tempo absoluto/universal ou o tempo que a minha mente pensante relativiza, em favor de um tempo personalíssimo que crio dentro da minha realidade mental.

O universo de uma mente é ricamente alterado, em constante possibilidade de expansão, ou é dependente do tempo?

Existe uma constante ou uma variável?

Nosso agir no mundo está intimamente relacionado às nossas interpretações sensoriais, o modo pelo qual nos comunicamos (verbal, escrito), se expressa também  através da motricidade, que revela suas impressões, nos gestos e na postura de nosso corpo.

Mente e corpo formam uma identidade manifesta pelo comportamento, que é coordenado através de recursos cognitivos, tecidos pelo cérebro o qual desenha uma rede extraordinária de conexões neuronais, articulada pelos vínculos afetivos, motores e sensitivos.

É maravilhoso, não é? ... esses fenômenos neurais que processam as relações afetivo-emocional através do que a mente produziu.

Imagine uma linha única e infinita, espaço/tempo, impossível não percebê-los como mão e luva, totalmente interligados e dependentes  em sua singularidade dentro do universo.

Uma coisa é fato: vivemos e vivenciamos o tempo incerto, da impermanência, é como visualizar um pêndulo frente aos olhos, no suave balanço de seu vai e vem: tempo e espaço, um vácuo de flutuações, rotações, dimensões, amplitudes, trajetórias, curvas, dá muito  o que pensar, afinal tudo começa na mente.

Qual é a dimensão em que você vive?

Temos um corpo físico com data de validade, mas também temos uma alma, com uma mente livre para caminhar audaciosamente aonde os seus sonhos o levarem.

Olhe para o céu em uma noite escura, mas estrelada, com bilhões de galáxias que contêm bilhões de estrelas e planetas... Ah!  está vendo a Via Láctea? É tudo grandioso demais, sem fronteiras, eu diria, mas um dia as estrelas se extinguirão, e caíram pela terra.

Pergunto: Hoje, em seu aqui e agora, qual é a sua expectativa de vida?

Você depende de quem? Auto-suficiente? Espiritual? Carnal?

Faça um inventário dos pensamentos que cultiva em sua mente.

Você acredita nas pessoas? ou é um eterno desconfiado?

E você é confiável?

Cuide de sua mente, não a deixe cirandando aleatoriamente, bloquei estímulos invasores que vem das diferentes áreas do cérebro, e não desista da tentativa de dar uma adequação apropriada às ações do seu comportamento.

Lembrando sempre que o lobo frontal é o portal da mente humana, um verdadeiro  maestro que rege o universo de nossas  atitudes.

Você tem a responsabilidade de proteger e guiar seus pensamentos,  aprenda a falar a linguagem dos anjos com amor, e por fim interprete a realidade com a sensibilidade de sua percepção e intuição, mantendo a sua consciência em paz.

Finalizo este texto com o adágio escolástico: Nihil est in intellectu quod non prius fuerit in sensu (Nada está no intelecto que não foi o primeiro nos sentidos).


Deijone do Vale
Neuropsicóloga

4 comentários:

  1. Adorei!!! Melhor artigo que já li sobre esse assunto... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito rico em detalhes intelectuais, parabéns pela perspicácia e conhecimento de astro física mais nem sempre podemos ficar presos nas leis e nas fórmulas pois "Ha mais coisas entre o céu e a terra que que a nossa vã filosofia imagina."

    Vanessa F. Morato

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais esse texto!

    A cada texto seu uma nova viagem em nosso interior, um novo recomeço dentro de nós mesmos. Enquanto estava lendo pude sentir o gosto do bolo de chocolate com calda de hortelã, pude ouvir o canto dos pássaros, pude viajar nas gavetas de minha alma e buscar alguns sonhos escondidos, pude dizer a mim mesma que minha mente não caminhará mais por escombros escuros... e mais uma vez quero te dizer que a cada artigo posso faço uma nova viagem em meu interior, levando a minha mente um pouco preguiçosa a trabalhar, a pensar...

    Parabéns por fazer com que nossa mente venha a trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. ola querida, parabéns pelo lindo artigo. nononinha

    ResponderExcluir