Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Memória: Isto é que é bom


Todo mundo deseja possuir uma boa memória, mas afinal o que é memória? Ah! são as lembranças, recordações, reminiscências, são aquelas impressões e conhecimentos adquiridos e retidos em nossa mente.


Você já ouviu dizer que fulaninho têm memória de elefante, pois é, isto expressa uma grande capacidade de memorização, é aquela memória extraordinária. Em contrapartida temos a memória de galo, aquela memória fraca, que mal consegue  se lembrar que dia é hoje. Você sabe, que dia é hoje? E aí, já parou para pensar como vai a qualidade de sua memória?


Quero te dizer que a nossa, a minha, a sua memória necessita de exercícios, assim como os músculos se fortalecem através de exercícios físicos regulares, a nossa memória também  melhora, caso a exercitemos, este texto mesmo que você esta lendo é um bom exercício de memória.


Os jogos por exemplo, estes desenvolvem a capacidade mental, no trânsito dentro do ônibus, você pode ir somando mentalmente os números registrados nas placas dos automóveis, selecionando visualmente as diversas cores de carros e categorizando-as por modelos e marcas. Estes exercícios cerebrais estimulam as funções das células nervosas (neurônios) ativando-as. É importante que sejam realizadas com regularidade.


Sabemos que com o envelhecimento a tendência é ocorrer uma baixa nas funções mentais devido  à falta de exercício mental constante.


Estimule os seus cinco sentidos: novos aromas que nunca experimentou, coma algo que nunca teve oportunidade ou coragem para fazê-lo, dê a seu paladar uma nova possibilidade, e veja o que acontece. Gostou? Sim ou não?  Pato ao tucupi, já experimentou?


Ouça músicas diferentes  de seu gosto ou preferência musical, e sinta as novas emoções (desagrádaveis ou prazeirosas), exercite-se. Caminhe por uma rua nunca antes aventurada, aproveite a paisagem  para descobrir com os seus olhos uma imagem que nunca viu, olhe os rostos desconhecidos, veja coisas que antes não foram despertadas em sua memória.


E os cheiros?  Você se lembra daquela rosquinha de canela que a sua avó fazia quando você era criança, e aquele suco de limão geladinho, quando você chegava todo suado da escola? Salivou? bom sinal, o seu cérebro funcionou direitinho.


Jogar xadrez, dama ou dominó? Gosta de fazer palavras cruzadas? as atividades manuais são ótimas, que tal um tricô, croche e bordados.
 

Leia, leia, leia, cozinhe, faça aquela receita de família que faz tempo você abandonou, ainda se lembra dos ingredientes? das quantidades exatas? Tente lembrar.

No banho cante, sabe aquelas cantigas de roda que você cantava com as outras crianças de seu bairro (o quê? Ciranda, Cirandinha?).


Tem um velho ditado que diz que recordar é viver, no trocadilho digo, recordar é manter sua mente conectada à vida. Longa memória para você!


3 comentários:

  1. Deijone...
    Ótimo texto!
    Nele você conseguiu expressar tudo que é bom para se ter uma memória excelente.
    Marcela Mikaelly.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto. Realmente precisamos nos atentar para exercitar nossa mente. Geralmente somos preguiçosos quanto a isto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Danilo. Então, neurônios em ação!

    Deijone do VALE

    ResponderExcluir