Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

VIVA MELHOR! Comportamento e Saúde


É aquela velha história: Ano Novo, Vida Nova!
O quanto isto é verdade para você?
Tudo igual, do mesmo jeito?
Mudar? Não?
Melhorar? Sim, que bom!

É possível dar um novo rumo à nossa saúde e melhorá-la.

Somos seres humanos, com motivações conscientes e inconscientes, desenvolvemos mecanismos múltiplos de defesas e portamos ansiedades de várias fontes e que se escoam através de padrões comportamentais.

Faça a diferença em sua saúde. Você sabia que 30 minutos diários de uma atividade física o separa dos sedentários?
O nosso comportamento influencia a saúde direta ou indiretamente, de forma imediata ou a médio e longo prazo para melhor ou para pior.

O que chamamos de patógenos comportamentais são aqueles comportamentos ou hábitos relacionados ao estilo de vida e que prejudicam a saúde (açúcar em excesso, obesidade, sedentarismo).

Os imunógenos comportamentais por sua vez apresentam efeito protetor, é o caso das dietas pobres em gordura, uso de filtro solar, atividade física regular, capacidade para desacelerar internamente e manter seu controle emocional equilibrado.

E você como está se comportando em relação à sua saúde?
Como vai você?

Dê uma turbinada em sua rotina diária e viva melhor.
Você está tranquilo? Está em paz com você? Se não está, comece por te perdoar, te garanto que é um ótimo começo. Pare de se culpar, cultive o bom-humor e não tenha medo de voltar atrás e mudar de opinião.

Críticas? Ouça-as e se podem construir, aproveite-as.
Faça um Check-up, visite o seu médico assistente e verifique como está a sua pressão arterial.

Glicose? Gorduras? Tireóide? Coluna? Stress?

Sinta o seu corpo, muitas vezes não percebemos nenhum sintoma, mas lembre-se,  algumas doenças são mais silenciosas que uma lápide.

Você sabe dizer não? Realmente, às vezes é muito difícil, mas o pior é dizer sim e ficar se amargando pelo seu consentimento. Vale dizer que você é totalmente responsável pelo que permite aos outros te fazer.

Beba bastante água, é bom demais. Você conhece algo melhor do que a água para o corpo, se souber me avise, preciso aprender.

Saladas de verduras, legumes e frutas devem fazer parte de sua alimentação diária. Aprenda a mastigar e sentir realmente o sabor daquilo que está comendo.

Não é aconselhável permanecer longos períodos sem se alimentar, pois o seu cérebro pode interpretar como privação e não permitir o gasto de energia, baixando o metabolismo e estocando gorduras.

Coma grãos e fibras, coloque um pouco de cevada nos sucos, trigo moído nas sopas, prepare um mingau de aveia bem quentinho, com folhas de hortelã fresca.

Castanhas, damascos secos e sementes de girassol ou de abóbora são nutritivos, saudáveis e fáceis de levar no bolso para uma emergência.

Estes alimentos fazem uma boa faxina no organismo e também nos deixam saciados por um tempo maior, uma vez que são processados  lentamente.

Troque o açúcar por canela, use também o cravo-da-índia e que tal uma pequeníssima lasquinha de gengibre (ele é um antibiótico natural), batido no seu suco de melancia?

Bata um pouquinho de salsa no suco de laranja, ela ativa o seu sistema imunológico, tem a vitamina C que previne gripes e resfriados.

Coma diariamente uma maçã, você sabia que ela reduz o risco de diabetes?

Conhece o cardamomo? é delicioso quando fervemos suas sementinhas no leite. Experimente!
Suco de couve com gotinhas de limão pode ajudar no combate a infecções estomacais.

Você já experimentou a frutinha da longevidade? é o Mirtillo, fruta vermelha que só encontramos no Brasil nos finais de ano, e é a minha predileta!  Ela combate os radicais livres do nosso organismo, possui antioxidantes (protetores do coração).

É bom lembrar que as frutas vermelhas frescas como a framboesa, morango e amora contêm o ácido salicílico, aquele encontrado na aspirina, e que combate a doença cardíaca.

Quer melhorar a concentração e atenção, experimente um suco de romã, adoçado com uma colher de chá de mel. Sua memória e estômago agradecem.

Sentido cãimbras? Coma banana, batata-doce e espinafre, eles possuem uma grande concentração de potássio.
Já cochilou no meio da tarde? É isso aí!

Estes cochilos restauram e podem aumentar o poder cerebral para a aprendizagem e criatividade e é por isso que as empresas do Vale do Silício já adotaram quartos para cochilos para seus empregados, como é o  exemplo do Google. Parabéns!

Eles estão no caminho certo, deixando o cérebro de seus empregados com a capacidade renovada, como o hipocampo, propiciando a absorção de informações novas.

Tranquilize-se. Você consegue ficar sem ver TV pelo menos um mês? Sem celular por uma semana? Sem internet por um dia? Caso diga não, reveja suas prioridades e verifique o seu nível de stress.

Possivelmente está alto, é melhor respirar fundo e olhar a paisagem, faz bem!

Que tal uma caminhada, ouça uma música suave, tome um bom banho de espuma com óleos aromáticos, hidrata, relaxa, amacia e protege sua pele.

Banho de sol, quanto tempo você não toma um solzinho? É apenas 10 minutos diários (antes das 09:00 e depois das 16:00), tem vitamina D e previne doenças. E não se esqueça do filtro solar.

Tenha um tempo de solitude para orar, ler a Bíblia, meditar, rever sonhos e projetos e ainda leve em conta que o seu impacto sobre as pessoas é diretamente proporcional a sua intimidade com Deus.

Saia de sua zona de conforto, de segurança e de comodismo, mexa-se, movimente-se.

Cuide de seus cabelos, da pele, dos dentes e das unhas, mas não se esqueça de sorrir e de olhar para o outro.
E por fim ame o seu trabalho!

Bem, agora vou tomar uma xícara do meu chá preferido: baunilha.
Saúde!

Deijone do Vale
Neuropsicóloga

3 comentários:

  1. Que delícia de matéria! Dra. Deijone adorei suas dicas, são maravilhosas e me deram água na boca só de ler e vontade de começar a fazer tudo agora mesmo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHA, DRA DEIJONE !!! È TUDO ISSO DE QUE PRECISO !

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com seu artigo - quantas dicas para uma vida equilibrada e saudável!! Vou experimentar os alimentos, frutas e chás que não conhecia... Mirtillo, very chic!! Obrigada pelas preciosas informações e... continue nos ajudando. Um grande abraço, Denise

    ResponderExcluir