Páginas

domingo, 22 de abril de 2018

ORAÇÃO: Momentos de Sarça Ardente...






 
Fé: é uma posição que transforma sua história
 (Deijone do Valle)

                                                                 

Quando Deus falou com Moisés do meio de uma sarça ardente, no deserto, no monte Horebe, ele disse: “Moisés, Moisés!


Moisés respondeu: “Eis-me aqui.”  E Deus disse: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estas é terra santa. Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” (Êxodo – 3:4-5).


Oração são momentos de sarça ardente, quando Deus fala com o homem para guiar, dar instruções e direção.


Não existe dor, doença, perdas, pragas, maldições, escravidão e pecados que resistam a um momento de sarça ardente.


Oração é um precioso tesouro espiritual a ser escavado e que se mostra através de um clamor diante de um Deus pleno de graça, que se revela àqueles que o buscam em espírito e em verdade.


Oração exige disciplina, resistência, obediência, persistência e intimidade, pois a verdadeira comunhão do homem com Deus está alicerçada na busca diária por sua presença que desnuda nossa realidade espiritual.


E você é um homem ou uma mulher de oração?

Já sentiu o peso da glória de Deus?

Recebeu revelações?

Foi testado pelo tempo?

Compreendeu o silêncio de Deus?

Combateu o bom combate?

Guardou a sua fé?


Somos sacerdotes reais chamados para nos posicionarmos na brecha através da oração, comissionados para levar aos cativos e oprimidos pelo diabo, o evangelho da graça e da salvação.


Somos Nação Santa, valentes de Deus para pisarmos serpentes e escorpiões, e nos assentar nos lugares espirituais em Cristo, exercendo autoridade através da oração, porque essa é a nossa posição espiritual diante do mundo.


Vivemos entre forças oponentes: o bem e o mal; o mundo natural e o sobrenatural; o carnal e o espiritual, mas somos Corpo de Cristo, portanto, mais que vencedores.


Oração é uma arma poderosíssima, uma arma espiritual mortífera e de grande alcance, capaz de destruir principados e potestades, devastar as forças do mal desse mundo tenebroso e que se encontra sob o domínio do deus desse século: Satanás.


Oração é o instrumento de enfrentamento da oposição, da batalha espiritual que se levanta contra as forças satânicas que cegam e dominam nações, raças e credos.


A oração nos oportuniza abrir fronteiras e resistirmos às trevas do engano, do pecado e imobilizar as forças espirituais do mal que impedem o avanço do reino de Deus na terra.


Quando temos uma vida de oração nos empoderamos, somos ousados para enfrentar esse mundo caído e nos enchermos da vida e glória de Deus nesse diálogo celestial.


Deus é um Deus do “sim” e do “amém”, portanto, a oração é uma conexão direta, todavia as dimensões do natural e do sobrenatural devem se alinhar em uma posição de fé e rendição.


Oração é deleite, entrega, dependência, santificação, confiança, edificação, coragem, permissão, ação, justiça, transformação, autoridade e poder e tudo depende da sua oração.


A oração diária nos possibilita enfrentar aspectos negativos de nossas vidas e superar adversidades (morte, perda do emprego, divórcio, doenças, crises de toda ordem), combater ousadamente circunstâncias desfavoráveis que minam o psiquismo e ocasionam níveis elevados de stress, ansiedade, depressão e inércia.


A fé exercida através da oração afeta o cérebro de forma a possibilitar um fortalecimento na condição mental, seja nos aspectos cognitivos (atenção, concentração e memória), ancorando o emocional e viabilizando neurologicamente maior ativação dos lobos frontais, responsáveis pelo processamento da informação, principalmente as de caráter executivo.


O córtex pré-frontal, encarregado da tomada de decisões fornece uma boa dose de auxílio na regulação das emoções, controlando e equilibrando o comportamento.


Nosso S.N.C. (Sistema Nervoso Central), uma floresta amazônica formada por um emaranhado de  neurônios e células da glia, um sistema extremamente complexo com suas estruturas notáveis, como o nosso incomparável  e espetacular cérebro, esse protagonista de toda nossa história de vida, elaborado graciosamente por um Deus gentil que nos criou à sua imagem e semelhança.


Ao orarmos nosso lobo frontal torna-se um formidável comandante em equacionar as relações entre o comportamento manifesto, emoções e pensamentos.


O lobo parietal por sua vez é um habilidoso maestro no estabelecimento do conceito espacial em relação ao self, e no momento da oração, ocorre uma silenciosa sinfonia das atividades do lobo parietal, diminuindo a relevância da condição tempo/espaço.


Quando mergulhamos na fé, distanciamos do mundo físico, gerando uma sensação de descanso, plenitude e calmaria entre o corpo físico e a alma (mente, vontade e emoções), é como se o corpo se unisse unicamente ao espírito (consciência, intuição e comunhão).


Quando a neurociência quer conversar com a fé, apoia-se nas imagens de ressonância magnética para observar como o cérebro funciona e que áreas são ativadas quando se está orando e em comunhão com o sagrado.


A fé afeta o cérebro de forma a fortalecer a condição mental e a linguagem, promovendo melhoria na qualidade de vida e influenciando no modo pelo qual as pessoas veem umas às outras, favorecendo uma maior conscientização no processo de empatia (capacidade para se colocar no lugar do outro), e ampliando a visão sobre objetivos e propósitos de cunho existencial.


Fé e oração não devem se apoiar em evidências psicológicas, biológicas, neurológicas ou filosóficas, mas na motivação de quem as pratica, baseando unicamente em seu relacionamento com Deus , essa deve ser a motivação de sua evidência espiritual.


A  fé transcende a alma, fé é uma confiança e convicção inabalável, fé é consciência, fé exclui o medo, a incerteza e a dúvida.


A experiência clínica nos proporciona viagens incríveis e diversos questionamentos que se descortinam a partir de premissas e alguns apriori sobre fé, ciência e oração, e até já me perguntaram se orar é terapêutico.


Deus é a essência do amor e eu diria sim, orar é terapêutico, é curativo no sentido amplo da comunhão com o divino, e essa perspectiva do poder da oração pode ser dimensionada partindo da premissa de que a graça de Deus é plena para àqueles que o buscam incessantemente alicerçados na fé em um Deus invisível mais real.


Vale lembrar que a crença em relação à existência de Deus, jamais poderá ser explicada por conceitos humanos, sejam eles teológicos ou científicos.


Oração é um estilo de vida, mas também um desafio constante, principalmente quando Deus parece terrivelmente ausente e silencioso aos nossos veementes apelos e súplicas.


Você constrói sua vida com Deus, através da oração, quando caminha na sua luz e coloca a sua mão na mão  d’Ele, lembrando a cada instante o quanto é amado.


E isso me faz  declarar: “Bendito seja Deus que não me rejeita a oração e nem aparta de mim a sua graça”.
 

Qual é a sua graduação em oração?

Um soldado raso, sem forças ou um general de guerra ousado  e faminto por Deus?

Saiba que a oração traz o reino de Deus à terra.

Oração é a nossa digital espiritual, oração é quem somos, portanto, ajoelhe-se e ore até vê-lo face a face.

Minha oração por você é que aprenda a ouvir a voz de Deus, independente de conceitos, teorias e paradigmas.

E como diz o salmista: “Se tenho a Ti SENHOR, do que mais eu preciso?

MARANATA!  Ora vem, Senhor Jesus.



Deijone do Valle

Neuropsicóloga

19 comentários:

  1. Parabéns Dra. Deijone pelo excelente texto!

    Que discernimento maravilho relacionar oração com a ciência.

    Continue nos abençoando com seus textos.

    Abraços!!

    Atc.,

    Raimundo Neto
    Mestre em Sociologia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que a benção do SENHOR esteja sobre sua vida e de toda sua descendência, meu amigo do coração.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto Dr meus parabéns obrigado aprende muito vou colocar mais em prática minha vida de oração obrigado que Deus abençoe a senhora a cada dia bjsss

    ResponderExcluir
  5. Obrigada querida, tudo é possível ao que crê. Grande abraço e que a sua vida tenha bençãos sem medida.

    Deijone do Valle

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, amiga querida!
    Escreveu, com maestria, sobre um tema que é tão vasto....!!
    Viver, não é brincadeira não! Sem FÉ e sem ORAÇÃO... entramos um terrível vazio existencial.
    Continue a nos presentear, com essas "pérolas".
    Beijos da Lena - Lúcia Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena, querida e muito especial para todos que a
      conhece. Você sempre foi um presente de Deus na minha vida. Beijos

      Deijone do Valle

      Excluir
  7. Obrigada minha amiga linda, por compartilhar um pouquinho do seu conhecimento e sabedoria, de sua experiência com Deus... demonstra muita intimidade e confiança nEle.. aprendi muito com vc, durante esses tempos.. vc é um presente de Deus! Um grande bj.. Eva Regina

    ResponderExcluir
  8. Minha doce e amada amiga, eu devo gratidão a você pelo carinho. Sinto saudades imensas de você e Maria Eduarda, familia abençoada do SENHOR.

    Deijone do Valle

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deijone, amiga!
      Oração é tudo em momentos que sentimos ameaçados,angustiados e tristes sem razão para seguir em frente!
      E tudo quando reconhecemos e agradecemos!
      É tudo quando não temos com quem dividir nossas incertezas!
      Adorei o artigo!

      Excluir
    2. Obrigada minha amiga de fe! Oracao nos proporciona um doce mergulho no descanso de Deus, quando os reveses da vida parecem nos tirar o folego e tambem para expressarmos nossa gratidao ao autor da vida, ao Deus do meu amor, a Ele toda honra, gloria, majestade e poder pelos seculos dos seculos. Grande abraco,

      Deijone do Valle

      Excluir
  10. Obrigada minha amiga de fe! Oracao nos proporciona um doce mergulho no descanso de Deus quando os revezes da vida parecem nos tirar o folego e tambem expressarmos nossa gratidao ao autor da vida, ao DEUS do meu amor, a Ele toda honra, gloria, majestade e poder pelos seculos dos seculos. Grande abraco,

    Deijone do Valle

    ResponderExcluir
  11. Que texto LINDO Deijone. Fiquei tão emocionada e muito mais empolgada em manter minha oração diária mais firme e constante. Um beijo amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem!Obrigada minha querida Elda. Graca e paz.

      Deijone do Vale

      Excluir
  12. Las hierbas naturales pueden curar la epilepsia, tuve epilepsia por más de 14 años, he gastado mucho dinero en obtener medicamentos del hospital para mantenerme saludable, fui a muchos hospitales para curarme, pero no había una solución, un día estaba en la oficina Pasé por Internet cuando vi un post sobre el Dr. Itua sobre la medicina herbaria sobre cómo curaba a una dama de Kansas que padecía VIH y ella mencionó la Epilepsia como una lista de enfermedades. El Dr. Itua también puede curarse. Me puse en contacto con él. envíale un email Me dijo las cosas que debía hacer y también me dio instrucciones para seguir, que seguí correctamente. Antes de que supiera lo que está pasando después de dos semanas Para mi mayor sorpresa después de ir pacientemente de acuerdo con las instrucciones que me dio el Dr. Itua, mi epilepsia se había curado, quiero agradecer al Dr. Itua, a quien Dios envió para curar a su gente con Su medicina natural. Ruego que Dios lo bendiga por el buen trabajo que está haciendo. Para todos los que todavía padecen esta enfermedad, también puede contactarlo a través de su correo electrónico en: ;; drituaherbalcenter@gmail.com o el número de Whatsapp .. . + 248149277976 como dicen, su remedio herbal es la única solución permanente para la convulsión. También puede curar lo siguiente: virus del herpes, VIH / sida, hepatitis A / B, culebrilla, herpes labial, epilepsia, verruga, lupus, diabetes, infertilidad hombre / mujer, convulsiones, cáncer de todo tipo.

    ResponderExcluir
  13. Que texto maravilhoso, me emocionei muito! A oração é a ferramenta mais poderosa que o ser humano pode utilizar, há qualquer hora e lugar para conectar-se ao seu Criador.

    ResponderExcluir
  14. Casinos in Singapore: See all the casinos in Singapore
    The biggest 더킹사이트 casino is at 온라인 포커 the 원벳 먹튀 Casino King 포커 확률 of Singapore. With 16 slot games in the 블랙 잭 애니 main menu, we have the opportunity to meet you, while enjoying

    ResponderExcluir